Pelos encravados, saiba como evitar!

O pelo encrava quando não encontra a saída do folículo piloso ou não consegue romper a camada de queratina que se forma sobre a epiderme.

O pelo encravado aparece quando está fraco e não consegue romper a pele. Quando isso acontece, tornam-se visíveis aquelas bolinhas avermelhadas e inflamadas que incomodam tanto.
 
Nas mulheres, as regiões do corpo mais comuns são a virilha, axilas, coxas e pernas, e nos homens, o rosto e pescoço. E quanto mais irregular o pelo, mais fácil de encravar.
 
As peles que têm maior tendência ao encravamento possuem pelos mais curvados que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória. As peles escuras apresentam mais essa característica.

pelo encrava quando não encontra a saída do folículo piloso ou não consegue romper a camada de queratina que se forma sobre a epiderme.


Mas porque os pelos encravam?

Os pelos encravam porque ele fica fraco e não consegue romper a pele. Pelos depilados ou raspados que crescem e se curvam, penetrando novamente na pele, o que causa uma inflamação.

Os principais sintomas são pequenas bolinhas ou bolhas cheias de pus.

Normalmente, um pelo encravado desaparece por conta própria. Em alguns casos, o médico pode soltá-lo, fazendo um pequeno corte estéril na pele. Deixar os pelos crescerem pode ajudar a prevenir o problema.

Depilação com cera

A depilação com cera quente é um dos métodos mais utilizados quando o assunto é depilação. A cera possui a finalidade de remover os pelos de modo semi-permanente, pois ela remove os pelos diretamente da raiz, fazendo com que eles demorem mais tempo para crescer.


Qual a vantagem da depilação com cera?

A depilação a cera proporciona um toque mais suave e delicado da pele, diferente do uso de lâminas. Qualquer aparelho que utilize dessas lâminas para a retirada de pelos deixa a pele mais áspera. Isso acontece porque elas cortam o fio pela metade, o que pode causar desconforto durante o crescimento.

Vilões dos pelos encravados

A depilação com cera tem lá suas vantagens, como durar mais que os outros métodos. Mas nem tudo é perfeito nessa técnica. O pelo é facilmente fragmentado na parte de dentro da pele nesse tipo de depilação, o que favorece o encravamento.

Para as fãs de roupas muito apertadas, uma má notícia. O atrito da pele com as roupas pode desencadear o encravamento. Vestir roupas muito apertadas obstrui a saída do pelo e não deixa a pele respirar.

A principal vilã é a calça jeans, mas roupas íntimas de tecidos sintéticos também prejudicam o nascimento dos pelos. O ideal é usar roupas 100% algodão. Fique atenta!
 
E quem não gosta muito de manter a pele hidratada, é melhor rever os hábitos. A hidratação é muito importante para prevenir pelos encravados, já que a depilação com lâmina, por exemplo, agride muito mais uma pele que não estiver bem hidratada. Então, abuse dos cremes e óleos hidratantes, tá!

Vale lembrar que a pele oleosa pede hidratante oil-free (livre de óleo), para não entupir os poros, que produzem sebo em excesso.

A dica é sempre usar hidratantes à base de ureia ou ácido lático após a depilação, que hidratam e renovam à pele. Esses ativos fazem uma microesfoliação e impedem a queratinização excessiva que aumenta a chance de encravamento do pelo.

Pode espremer pelo encravado?

Espremer pelo encravado não é recomendado. Segundo dermatologistas, apertar, espremer ou até mesmo tentar tirar com a pinça pode piorar o caso e gerar uma inflamação.

O que fazer com pelo encravado inflamado?

O tratamento caseiro para pelo encravado inflamado consiste na aplicação de compressas de água quente no local, todos os dias, durante 10 a 15 minutos. Essa medida ajuda a tratar a inflamação mais rápido, pois estimula a circulação sanguínea e, na presença de pus, ajuda a drená-lo.



Dicas para evitar os pelos encravados

  • Faça uma leve esfoliação um dia antes da depilação. Repita a operação alguns dias depois.
  • Use roupas folgadas e ventiladas sempre que se depilar. Isso também ajuda a evitar o problema.
  • Evite comprimir a área da depilação e crie o hábito de usar bucha vegetal no banho.
  • Quando o pelo está encravado, não tente retirá-lo, pois pode provocar mais inflamação.

Além disso, não se deve manusear a região, porque é uma porta aberta para bactérias e fungos. Vale usar bucha vegetal. Se o pelo encravado estiver com uma inflação com pus, o ideal é procurar um dermatologista.

E aí, curtiu este conteúdo?

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para mim!

Um beijo!😘


✨Se esse artigo te ajudou, envie para alguém que poderá gostar e ✉ envie por e-mail para não perder essa dica de vista!✨⠀