Cuidados que podem prolongar o efeito do Botox

A manutenção dos resultados do Botox depende de alimentação, protetor solar e hábitos saudáveis. Vou te contar 7 cuidados básicos e bem fáceis para prolongar o efeito do botox facial, pois cada consulta estética deve valer a pena, não é mesmo!


O que é Botox?

O Botox é um tratamento estético facial que utiliza a substância toxina botulínica para amenizar as rugas ou prevenir o surgimento de marcas de expressão profundas.

Indicado para rugas dinâmicas, o Botox atua como bloqueador neuromuscular, interrompendo o estímulo do neurônio sob o músculo e impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.

Apesar dos benefícios, os efeitos são temporários, pois o organismo constrói novas vias de transmissão do estímulo neural.

Veja as 7 dicas do que fazer para ter resultados prolongados com o Botox. Confira!

7 cuidados para prolongar os efeitos do Botox

Uma vez que o Botox apresenta resultados satisfatórios, mas temporários, muitas pacientes questionam como fazer com que os efeitos da toxina botulínica durem mais tempo.


1. Atente-se as recomendações pós-procedimento

A aplicação do Botox é rápida e indolor e, apesar de não ter exigências específicas, como repouso e afastamento das atividades diárias, demanda alguns cuidados após o procedimento.

A primeira recomendação é não deitar por cerca de quatro horas após a aplicação e também evitar fazer atividades físicas no dia do tratamento.

Técnicas faciais, como massagens ou mesmo limpeza profundas (como esfoliação) são contraindicadas para não fazer com que a substância saia do local no qual foi aplicada, mas é possível lavar o rosto normalmente.

Após a aplicação evite usar muitos dermocosméticos nos primeiros dias, evitando irritações e alergias nos locais da aplicação.

Portanto, nos primeiros dias prefira lavar o rosto levemente, usar cosméticos e maquiagens básicas e suaves e não esquecer o protetor solar.


2. Cuidado com as expressões


O uso da toxina botulínica é recomendado justamente para pessoas muito expressivas, pois essa movimentação dos músculos da face está diretamente relacionada ao surgimento das rugas.

Portanto, após o tratamento evite fazer muitas expressões, pois a movimentação excessiva dos músculos da face pode fazer com que o efeito do Botox dure menos.

Caso esteja forçando muito a vista também é importante consultar um oftalmologista, pois esse movimento reduz a duração dos efeitos da toxina botulínica.


 
3. Pare de fumar

O hábito de fumar é prejudicial tanto à saúde quanto à aparência. Primeiro porque as substâncias presentes no cigarro aceleram a perda de colágeno, reduzindo os benefícios da aplicação de Botox.

Além disso, o movimento labial realizado durante o fumo aumenta as rugas e marcas nessa região, formando a linha de expressão conhecida como “código de barras” por formar várias linhas na área superior ao lábio.


4. Use protetor solar

O uso do protetor solar deve começar logo após a aplicação da toxina botulínica para evitar o surgimento de manchas na face.

A radiação solar é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da face, de forma que o protetor ajuda a reduzir os efeitos negativos dessa exposição.

Portanto, o protetor solar deve ser usado mesmo em dias aparentemente nublados, pois a radiação solar estará sempre por perto. Nos ambientes fechados o uso também é indicado devido aos efeitos da luminosidade de telas e luzes.


5. Alimentação saudável

A maior duração dos efeitos do Botox também depende de uma alimentação saudável.

O consumo exagerado de açúcar causa distorções no funcionamento do colágeno, prejudicando a firmeza e elasticidade da pele.

Além de evitar o açúcar e gorduras é importante investir em alimentos ricos em vitaminas A, C e E. Incorpore opções com gorduras benéficas na dieta, como as encontradas em oleaginosas e peixes frescos, como salmão e atum.


6. Fazer reposição de colágeno

O Botox ajuda a rejuvenescer a face, mas não interrompe os efeitos da passagem do tempo. Como você já viu, o colágeno tem um papel fundamental na manutenção da jovialidade.

A produção do colágeno começa a diminuir a partir dos 30 anos, sendo que a reposição é uma alternativa após os 35 anos para reduzir os efeitos da falta da substância no organismo.

Com a reposição do colágeno, a pele manterá por mais tempo os resultados da toxina botulínica, pois estará mais firme e elástica. Juntas, as substâncias promovem um combate mais eficaz aos efeitos estéticos do envelhecimento.


7. Faça uma nova sessão a cada 6 meses

Com os cuidados adequados citados anteriormente, os efeitos da toxina botulínica são prolongados e os efeitos do envelhecimento facial são retardados, mas é fundamental realizar novas aplicações.

Nas mulheres a duração da toxina botulínica varia entre 4 e 6 meses dependendo dos cuidados e também da musculatura. Nos homens, os resultados mantêm-se por cerca de 4 meses.

Após esse período o organismo reconstrói os canais de estímulo muscular, sendo que a musculatura facial volta a movimentar-se normalmente e, consequentemente, ser favorável a formação de rugas e linhas de expressão.

Para que os efeitos do Botox durem mais é fundamental escolher uma clínica e um cirurgião plástico de confiança para procedência da substância e aplicação correta da toxina botulínica na musculatura facial.