Este foi um almocinho dos bons!😋 A ideia de reaproveitar a couve-flor que eu tinha feito para uma salada em uma parmegiana então surgiu: couve-flor cozida + molho bolonhesa + queijo + presunto. Tem como ficar ruim?😁 


Esta é uma receitinha super fácil, rápida e saborosa! Basicamente consiste em gratinar os pedaços de couve-flor levemente cozidos cobertos com um molho à bolonhesa com queijo mussarela e presunto. Este prato poderia ser até chamado de lasanha de couve-flor.

Eu gosto demais deste vegetal, porque a couve flor é um alimento muito saudável e às vezes eu nem lembro muito de comprar e incluir na minha alimentação. Bom, seja como for, já inseri esta belezinha em minha lista mensal do supermercado para não esquecer mais! E se você também aprecia este legume, vai adorar essa receita. 


Faça você mesmo esta Couve-flor à parmegiana. Vamos lá!

INGREDIENTES:

  • 1 couve-flor média
  • 1 dente de alho amassado
  • 1/2 cebola picada
  • 150 g de mussarela picada ou ralada 
  • 150 g de presunto picado ou ralado 
  • 150 g de carne moída
  • 1 latinha de molho de tomate
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Cheiro verde á gosto
  • Queijo parmesão ralado à gosto
  • Sal à gosto
As quantidades acima se referem a medida de rendimento para até 4 pessoas.

PREPARO:

1) Separe os buquês da couve-flor e cozinhe em água fervente com sal, deixe al dente. Escorra e coloque em um refratário.

2) Eu já tinha o molho à bolonhesa pronto e só descongelei. Mas se você for fazer, é carne moída refogada com molho de tomate, temperados com cebola, alho e sal.

3) Para montagem, acrescente as fatias de presunto magro e mussarela em cima da couve-flor e o molho, faça camadas até onde caber no seu refratário. (O meu é pequeno, então foram 2 camadas).

4) Leve ao micro-ondas por 4 minutos. 

Se preferir, você também pode usar o forno convencional, com ele pré aquecido por cerca de 10 minutos, insira o refratário e acompanhe até o queijo derreter. Sirva em seguida.


PROPRIEDADES DA COUVE-FLOR

De acordo com Wikipédia: "A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência que pertence à espécie Brassica oleracea, assim como o repolho, os brócolis, o romanesco, etc., cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. Pertence ao grupo Botrytis."

Sabia que a couve-flor é rica em vitaminas e minerais?
Sim! A couve-flor é muito nutritiva. Por exemplo: uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. 

É também uma boa fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6 (piridoxina), triptofano, ácido fólico, ácido pantotênico (B5) e manganês. 😋 Delícia!


Como tirar o mau cheiro da couve flor?

Isso de fato é uma coisa chata de fazer a couve-flor, o mau cheiro que exala quando a cozinhamos. Aprendi pesquisando na Internet, que o vinagre de vinho pode ser uma boa pedida para fazermos a couve-flor sem que o cheiro fique impregnado pela casa toda! Basta adicionar um pouco de vinagre de vinho à panela do cozimento para que ele neutralize o cheiro. 😉 Show né!

BENEFÍCIOS

Os benefícios em inserir a couve-flor em nossa alimentação incluem perda de peso, sensação de saciedade devido às suas fibras, prevenção contra o câncer, possui nutrientes anti-inflamatórios e ajuda na desintoxicação.

Seu consumo regular melhora o sistema digestivo e impulsiona a nossa saúde cerebral, por conter colina, a ingestão ajuda no sono, na aprendizagem e na memória. A substância também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e auxilia na absorção de gordura.

Curtiu essa receita! Compartilhe com as amigas.
with-full-width