Casas doentes ou Casas Insalubres

Não é de hoje que ouço o termo "casa doente" e por mais que eu seja uma 'curiosa' estudante do mundo espiritual, físico e metafísico, eu não havia ainda pensado nisso tão bem quanto nesta época de pandemia em que vivemos. Mas porque a energia do ambiente influencia a energia das pessoas, seja para o bem ou para o mal?

Cuide de sua casa, pratique o desapego e tudo ficará com um ar renovado, saudável, livre de energias negativas e, principalmente, fique de olho em como sua saúde física e mental irá melhorar!
Cuide de sua casa, pratique o desapego e tudo ficará com um ar renovado, saudável, livre de energias negativas e, principalmente, fique de olho em como sua saúde física e mental irá melhorar!

É isso que me faz refletir quanto penso nisso, casas doentes. Só pelo fato de estarmos vivendo a pandemia da COVID-19 já me deixa muito reflexiva, e creio que também isso acontece com você, pensar sobre a possibilidade do contágio e tudo o mais que isso reflete na nossa vida.

Atualmente falamos tanto em higiene pessoal, sobre o uso de álcool em gel a todo momento, máscara facial de proteção contra o coronavírus, então eu me peguei refletindo no termo "casas doentes" no sentido de que o nosso ambiente também reflete muita coisa e foi quando me deparei com um texto lendo uma página que curto no Facebook sobre Espiritualidade.

Casas doentes ou casas insalubres um problemas que altera a energia das pessoas
Casas doentes ou casas insalubres são problemáticas porque alteram a energia do ambiente influenciando a energia das pessoas, para bem ou para mal.

E através dessa leitura na rede social, decide compartilhar por aqui esse assunto tão primordial, que toca fundo em minha'lma porque prezo demais sobre energização.

Além dos cuidados alimentares que eu busco todos os dias aprender mais e mais, ter e manter a casa limpa e organizada, também faz parte do meu dia a dia. Mas antes, quero conversar contigo sobre o que deixa a casa doente. Vamos lá!

Como a casa fica doente

A verdade é que ninguém gosta de ficar doente, sentir dores, tomar medicamentos, ver o tempo passar e você ter que ficar de cama em tratamento, desanimado, com medo, não ter como praticar suas atividades rotineiras, estudar, trabalhar, sair pra passear e tal.

Sabemos que uma doença pode ter muitas causas que a provocam e situações que ajuda a piorar ou dificultar a recuperação. Mas uma situação muito grave e que poucos conhecem são as "casas doentes" ou também chamada de casa insalubre, que é quando a situação de desarmonia material da casa traz para os seus moradores problemas energéticos e de saúde física, mental, emocional e até espiritual.

Assim como nosso corpo pode ficar doente se não cuidarmos, nossa casa e seus ambientes podem ficar doentes também
Assim como nosso corpo pode ficar doente se não cuidarmos, nossa casa e seus ambientes podem ficar doentes também.

Em geral, muitos gurus, artigos e livros de autoajuda declaram que deixamos as nossas casas doentes alterando sua energia quando ficamos desleixados com os ambientes, deixando-os inadequados para o convívio natural do bem-estar, como por exemplo não cuidar dos locais sujos, deixando-os mal cuidados, cheios de lixos e entulhos, coisas amontoadas, com certeza têm uma péssima energia.

Há um programa no Brasil, Acumuladores Compulsivos, que é um reality show norte-americano transmitido pelas emissoras A&E e Lifetime Channel que mostra situações extremas, demonstrando que o problema maior é da pessoa que deixa o local sujo e cheio de lixo.

Casas doentes, acumuladores
O programa Acumuladores Compulsivos possuem profissionais que tentam ajudar pessoas que compulsivamente acumulam lixo, tralhas pela casa toda. Montanhas de lixo se aglomeram pela casa e as consequências podem ser despejo, prisão e até mesmo a perda da guarda de seus filhos.

Certamente este programa se trata de pessoas em situação extrema que estão doentes para viver desta forma. Mas o intuito é fomentar a SOLUÇÃO: limpar o local e jogar o lixo fora, constituindo na melhora de vida física da pessoa e a busca interior de também "se limpar".

Causa da doença em casas doentes

As causas da doença em casas insalubres são variadas e muitas das vezes são pequenas coisas que na correria da vida não nos damos conta, e a vida vai seguindo, a gente não vai se ligando, mas muitos destes objetos podem e devem estar atrapalhando o fluxo energético do lar. Veja:

  • objetos que você não usa a mais de 6 meses;
  • roupas que você não gosta ou não usa há tempos;
  • coisas feias, de aparência que remete a más lembranças;
  • coisas quebradas, lascadas ou rachadas;
  • velhas cartas, bilhetes que já não lembra mais nada;
  • plantas mortas ou doentes;
  • recibos/jornais/revistas antigas que não faz mais sentido guardar;
  • remédios vencidos;
  • meias velhas, furadas;
  • sapatos estragados, carcomidos;
  • velharias de todo tipo que te ligam ao passado.
As causas da doença em casas insalubres são variadas e muitas das vezes são pequenas coisas que na correria da vida não nos damos conta, e a vida vai seguindo, a gente não vai se ligando, mas muitos destes objetos podem e devem estar atrapalhando o fluxo energético do lar.
As causas da doença em casas insalubres são variadas e muitas das vezes são pequenas coisas que na correria da vida não nos damos conta como muitos objetos podem e devem estar atrapalhando o fluxo energético do lar.

Saiba o que provoca essas coisas em nós

Ter objetos acumulando em determinados espaços da casa, espaços com muita sujeira, ambientes escuros e mal iluminados, sem ventilação, úmidos, tralhas que deixamos encostadas, é um problema porque deixam a casa com um aspecto terrível e ainda afetam as pessoas.

Veja o que algumas coisas provocam em nós:
  • No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga;
  • Na entrada, restringem o fluxo da vida;
  • Empilhadas no chão, nos puxam para baixo;
  • Acima de nós, são dores de cabeça;
  • Sob a cama, poluem o sono;
  • Espalhadas pela casa, entulham a vida.

Falta de disposição em casas doentes: você e/ou os demais integrantes da sua casa ultimamente andam muito sonolentos, mal humorados, estressados e se desentendem por qualquer coisa;
O acúmulo de coisas na casa, ambientes sujos, podem fazer com que você ou os demais moradores estejam com falta de disposição, se sintam sonolentos, irritados, mal humorados, estressados e se desentendem por qualquer coisa.

De tempos em tempos, se faça essas perguntas para ajudar no processo de tratamento de sua casa, ajudando a "destralhar" as coisas, liberando energias do seu ambiente.
  • Por que estou guardando isso?
  • Será que tem a ver comigo hoje?
  • O que vou sentir ao liberar isto?
  • Consigo viver sem essa coisa (objeto)?


Quando a gente se questiona sobre essas coisas, se perguntando o motivo de guardar isso ou aquilo, temos resultados eficazes nestas indagações, como a melhora da saúde, a gente começa ver a criatividade crescer, o ânimo voltar, os relacionamentos se aprimoram.

Como começar o processo de cura da sua casa

Entendo como não é uma etapa fácil começar a rever tudo que temos em nossa casa, principalmente porque algumas coisas exigem que tenhamos que nos avaliar emocionalmente, mas começar o quanto antes esse processo de cura do ambiente em que vivemos requer dedicação, vontade e a prática do desapego.

Então comece o processo de cura da sua casa e vá fazendo pilhas separadas de coisas para:
  • Para doar!
  • Para jogar fora! e
  • Para vender.

Faça uma limpeza geral, use caixas para organização e se esforce para manter esses bons hábitos. Confira algumas sugestões de identificação em etiquetagem das caixas:

🚫 lixo!
✅ tralhas que pedem consertos;
♻ vai pra reciclagem;
🤔 objetos que tô em dúvida;
🎁 coisas para presentes;
💞 tudo para doação!
🤑 posso vender.

Comece por gavetas e armários e conclua cada cômodo (só passe para o próximo quando terminar aquele que já começou), faça tudo no seu ritmo.

Dicas de como curar uma casa doente · 1. Deixe as portas e as janelas abertas · 2. Faça uma limpeza · 3. Coloque mais plantas em casa · 4. Use e abuse do sal ·
Faça uma limpeza geral para curar sua casa doente.

Confira 7 dicas de como ajudar a curar uma casa doente

Além de avaliarmos as tralhas, objetos, móveis e bugigangas acumuladas e manter a limpeza da nossa casa, não esqueça de fazer isso para ajudar a curar uma casa doente:
  1. Deixe as portas e as janelas abertas;
  2. Faça uma limpeza a cada 15 dias;
  3. Coloque mais plantas em casa;
  4. Use e abuse do sal, seja em um borrifador ou nos cantinhos dos cômodos deixando por até 48h;
  5. Aposte em espelhos;
  6. Ligue o som, curta sua música favorita;
  7. Invista em aromatizadores de ambiente.
Nesta etapa de "destralhar" as coisas, a gente sente uma maior capacidade de raciocínio, sem dizer a leveza no espírito e no humor. Vale a pena tentar!

Mantendo o tratamento de sua casa doente

Cultive energia positiva em sua casa. Procure também sempre orar ou rezar dentro de seu lar, independente de sua crença, leia textos edificantes em voz alta em cada cômodo, deixar janelas abertas para entrar luz solar, claridade e ventilação.

A LIMPEZA DE DENTRO REFLETE POR FORA
➖livre-se de barulhos, gritarias e discussões;
➖livre-se das luzes fortes, sempre que possível;
➖livre-se do excesso de cores berrantes;
➖livre-se dos odores químicos;
➖abra janelas e cortinas pela manhã e deixe o sol e o ar fresco invadir os ambientes;
➖livre-se do que traz lembrança triste...
➖libere mágoas;
➖pare de fumar;
➖repense o uso da carne;
➖termine projetos inacabados.
 
ENQUANTO FAXINA, observe as mudanças acontecendo em ✨VOCÊ✨

À medida que limpamos nossa casa física, também colocamos em ordem nossa mente e coração!

Não se agarre a nada. Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você. A energia que estava envolvida no apego às coisas, trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz e consciência, uma nova compreensão, um tremendo descarregar.

E aí, curtiu este conteúdo? Não se esqueça de me contar nos comentários o que tem feito para limpar as energias da sua casa e como isso tem melhorado a sua vida!

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para mim!

Um beijo!😘

✨Se esse artigo te ajudou, envie para alguém que poderá gostar e ✉ envie por e-mail para não perder essa dica de vista!✨⠀