Na manutenção da nossa saúde é fundamental a pratica de exercícios.
Hoje quero te mostrar alguns tipos de exercícios que gosto de chamar de "exercícios de verdade".
Correr na esteira sem ir a lugar algum ou levantar pesos repetidamente pode ser chato. Experimente a ginástica funcional.
Nela você pode desenvolver força, agilidade e estabilidade para incorporar à vida diária. Você levanta peso quando carrega uma sacola e pratica corrida ao pegar um ônibus.
O que é ginástica funcional?
Comumente chamado de treino funcional, o conceito é um tipo de atividade física que não é feito com aparelhos de academia e que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia.Esse tipo de treino emagrece, e confere um corpo bem delineado e firme em poucas semanas de treino, isso porque trabalha ao mesmo tempo vários grupos musculares, favorecendo o aumento do metabolismo, gasto calórico, ganho de resistência muscular e melhora do condicionamento físico.
A ginástica funcional é um método que integra todas as capacidades físicas – força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio e agilidade -, fortalece a região abdominal e lombar, previne lesões, diminui o cansaço e fortalece os músculos, promovendo também uma reeducação postural.
Geralmente os treinos funcionais são intensos, dinâmicos e realizados em circuitos, dentro de academias, sendo normalmente estipulado um tempo para realização da série de exercícios sem que sejam feitos intervalos entre os movimentos, apenas entre uma série e outra.
Faça exercícios funcionais em casa
Se puder ir a academia, legal! Mas aqui quero te mostrar que podemos fazer a ginástica funcional dentro da nossa casa, no parque, na rua ou até mesmo durante as atividades corriqueiras do dia, usufruindo dos benefícios do treinamento funcional.É importante saber que os exercícios funcionais podem ser realizados em qualquer espaço e são rápidos, podendo os circuitos variarem de 20 a 40 minutos de acordo com o tamanho e quantidade de séries a serem realizadas.
Todos podem praticar ginástica funcional?
Em princípio, qualquer pessoa sadia e com idade adequada pode fazer o treinamento funcional, mas pessoas que já praticam esportes ou atividades físicas se adaptam melhor a ele.Existem diversos exercícios de ginástica funcional que são super benéficos para ter domínio sobre o corpo e prevenir possíveis problemas na coluna.
Separei alguns que eu costumo praticar e acho perfeitos para fazer em casa.
Levantar peso em pé
Isso obriga os músculos centrais (do abdômen e das costas) a trabalharem. Músculos fortes ajudam você a levantar peso sem machucar as costas.Se você não tiver peso (halteres) na sua casa, é só pegar um pacotinho de arroz de 1 kg que já serve e faz um benefício danado! O movimento pode ser feito por até 20 segundos em série de 3x.
Exercícios para o coração
Faça uma linha reta com cones (geralmente não temos este tipo de cone em casa, eu uso caixas de sapato e às vezes até panelas 😁, o que você puder usar como um objeto para delimitar o espaço, ok!😉). Corra até o primeiro cone (objeto) o mais rápido possível. Corra de lado até o segundo. De costas, até o terceiro. E até o quarto. Você aumentará seu condicionamento físico e sua capacidade cardiorrespiratória.
Rotação
Fique em pé, com os pés separados por uma distância igual a largura dos ombros, os joelhos ligeiramente flexionados. Segure um peso na sua frente e gire para os dois lados, para se abaixar melhor. Repita em uma série 3x este exercício funcional por até 20 segundos.Agachamento
O agachamento é um ótimo exercício não só para fortalecer o core*, mas também para trabalhar os membros inferiores e pode ser feito utilizando o peso do próprio corpo ou com halteres - no caso, use um pacote de arroz ou açúcar.
*O core é unidade integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos.
Para que o agachamento seja realizado corretamente, é importante posicionar os pés voltados para frente e na largura dos ombros e, se for o caso, segurar o halter (peso) na frente do corpo. Em seguida, contrair o abdômen, agachar e voltar para a posição inicial. Faça o exercício por até 15 segundos em uma série de 3x.
Prancha
A prancha é um ótimo exercício para garantir a estabilidade do ombro e a rigidez do core, que corresponde aos músculos da região abdominal, lombar e pélvica que garantem a estabilidade da coluna.Para fazer a prancha, basta apoiar as mãos ou os cotovelos e as pontas dos pés no chão. Geralmente o tempo recomendado para manter a posição é de 1 minuto.
Stiff unilateral
O stiff unilateral pode também ser incluído no ginástica funcional, já que permite trabalhar a parte posterior da perna, além de também ativar o músculo da lombar e da região abdominal, uma vez que é preciso manter-se estável para realizar o movimento.Quais são os melhores exercícios funcionais?
Na verdade, não existe exercício pior ou melhor, pois o importante é que ele seja bem direcionado. Um agachamento pode ser muito bom para uma pessoa, mas pode ser super desconfortável e piorar ou gerar uma lesão para outra.Se você puder, o melhor a ser feito é procurar um profissional da área para a montagem individual de um programa de treino. Aqui minha intenção é de compartilhar o que funciona comigo e que pode também funcionar contigo.
E aí, curtiu?
Tudo bem fácil e prático onde você pode adaptar em qualquer lugar, na sala de casa, no quintal ou onde mais desejar.
Então, bora por em prática?!😉
Gostou das dicas?
✨Se esse artigo te ajudou, compartilhe com alguém que poderá gostar. ✉ Envie por e-mail para não perder essa dica de vista!✨⠀
Um beijo!
Rê
0 Comentários