A busca em atingir padrões de beleza impostos como ideal, pode afetar negativamente a percepção da imagem corporal de um indivíduo, e em especial aqueles que apresentam obesidade” (Apolinário, Claudino – 2000).

A aparência física exerce forte influência em nossas vidas, porém não apenas a forma como os outros nos vêem é que gera o maior impacto em nossas vidas, mas a concepção que temos sobre a nossa imagem que tem maior influência.

Distorção da imagem corporal pós-cirurgia bariátrica

Essa concepção interna e subjetiva sobre o corpo é o que chamamos de imagem corporal, e não se refere apenas a aparência do corpo. A auto percepção corporal, as atitudes, práticas, sentimentos, crenças e os comportamento envolvidos ao corpo são envolvidos ao fenômeno da imagem corporal.

Desta forma, imagem corporal é a representação mental que o indivíduo possui em relação a medida, contornos e forma, assim como das respostas a ele associados.

Para Pruzinsky e Cash imagem corporal relaciona-se às percepções, sentimentos e pensamentos sobre o corpo e suas experiências são preenchidas por sentimentos individuais.

A imagem corporal influencia o comportamento, em especial as relações interpessoais.

“Um Olhar de dentro, que contrasta com um olhar de fora”
Cash, Deagle, 1997

Sobre a imagem corporal

A imagem corporal é elemento essencial a formação da personalidade e que se inicia na infância e se modifica ao longo do seu desenvolvimento e crescimento, sofrendo interação de fatores biológicos, culturais, afetivos e ambientais.

Pesquisas demonstram transtornos da autoimagem são observados tanto em indivíduos com transtornos alimentares, como em pessoas saudáveis. 

Nota-se mais no sexo feminino, e podem estar relacionados com a avaliação que fazem companheiros e familiares, o autoconceito e a autoestima, a excessiva preocupação com o peso, a ansiedade, depressão ou afeto-negativo, com a prática de dietas ou com o uso de dietas inadequadas.

A imagem corporal é elemento essencial a formação da personalidade e que se inicia na infância e se modifica ao longo do seu desenvolvimento e crescimento, sofrendo interação de fatores biológicos, culturais, afetivos e ambientais.

Para muitos adultos com sobrepeso e obesidade, reduzir o peso pode ser a melhor terapia para melhora da auto-estima e imagem corporal.

Contudo, a perda de peso rápida e de forma drástica observados em pacientes submetidos a cirurgias bariátricas, acarreta transformações na imagem corporal, sendo importante uma nova aprendizagem social, à medida que o corpo passa a estar em evidência e se torna foco de observações e elogios.

Distorção da imagem corporal pós-cirurgia bariátrica

Segundo autores, mais de um terço dos obesos, em especial as mulheres, mesmo após grande perda de peso, não percebem grande melhora da própria imagem (“gordura fantasma”) e podem gerar críticas ao tratamento, por não atingir a melhora idealizada.

A mudança na forma física pode não ser acompanhada por uma mudança imediata na imagem corporal, considerando que a mudança psicológica ocorre de maneira mais adaptativa quando a mudança física é gradativa.

Desta forma, quando ocorre uma perda grande de peso de forma drástica e acelerada, como na cirurgia bariátrica, é possível que o indivíduo ainda retenha em si uma imagem de obeso, que desaparecerá com o tempo, à medida que a perda de peso seja elaborada.

Fonte: Dr. Ricardo Fernandes, RR Médicos Cirurgiões.

Distorção da imagem corporal pós-cirurgia bariátrica


Sobre a minha distorção de imagem pós bariátrica

A distorção da imagem corporal refere-se a uma visão irrealista de como a gente vê o nosso corpo. A cirurgia de redução de estômago é brutal, a perda de peso é radical no primeiro ano e eu tive isso, passei por este transtorno e levei cerca de 1 ano em tratamento com psicoterapeuta, tratando e tentando me ver.

O nosso cérebro não diferencia o real da ilusão, por exemplo: se você sente medo de cachorro você terá as mesmas sensações físicas e mentais de medo, (sendo ele real ou fantasia).

Estudos comprovam que pacientes que sofreram amputações sentem sensações como dor e coceira no “membro fantasma”. Um fantasma, no sentido usado pelos neurologistas, é a imagem ou memória persistente de parte do corpo, geralmente um membro, durante meses ou anos após a sua perda.

Tudo isso é real. A sensação de dor real, mas o membro não é real. Você pode ter a sensação (através de uma percepção distorcida) de que sua barriga é grande demais para o restante do corpo, (ou de que ingerir uma grande refeição a faz gorda), mas isso não é real.

Quando você “acha” que é real, o seu sistema muda e reage como realidade. Tudo o que vivemos está de acordo com o que vivemos “na cabeça”. TUDO É SENSAÇÃO!

A distorção da imagem corporal engloba os seguintes aspectos:
  • Cognitivos: expectativa irreal de possuir um “modelo” corporal especifico;
  • Comportamentais: evitam situações nas quais o corpo possa estar em evidência;
  • Perceptuais: superestima do tamanho do corpo.
Tive distorção de imagem corporal pós-cirurgia bariátrica. Após 1 da minha cirurgia bariátrica, depois de exercícios mentais, reflexões e de ter feito meu perfil no Instagram @natimuslife

“Eu olho. Mas não enxergo”

Todos diziam que eu estava mais magra, meu marido diariamente me elogiando e dizendo que estava mais magra. Mas quando eu me olhava no espelho, eu não via isso! Só enxergava um corpo gordo.

Após 1 ano da minha cirurgia bariátrica, sempre indo as sessões de terapia, depois de vários exercícios mentais, reflexões e de ter feito meu perfil no Instagram @natimuslife, que por sinal foi sugestão da psicóloga para eu lidar com o transtorno, trabalhando com minhas fotos de antes e depois, e aí sim eu comecei a me enxergar, a me reconhecer com o novo corpo que conquistei.

Ainda faço terapia e as sessões foram e são fundamentais para o meu desenvolvimento, para eu ter um novo olhar sobre o meu novo corpo e estilo de vida.

Se você também passou por isso, me conta aqui nos comentário, adoraria saber tua história.

E aí, curtiu este conteúdo?

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para mim!

Um beijo!😘


✨Se esse artigo te ajudou, envie para alguém que poderá gostar e ✉ envie por e-mail para não perder essa dica de vista!✨⠀