Congele bananas e frutas no verão!

As bananas são deliciosas e comercializadas em diversos tipos, e sabemos que é uma das frutas mais amadas do Brasil. Mas elas amadurecem muito rápido, principalmente no verão. Com isso, para evitarmos o desperdício devido ao clima quente, é muito bom aprendermos como congelar as bananas e outras frutas que também amadurecem rapidamente.

Como conservar as frutas através do congelamento

Por serem alimentos frescos, eles estragam mais rápidos. Por isso é bom planejar as idas ao mercado e conhecer técnicas de congelamento para mantê-los adequados ao consumo, conservando seus nutrientes e reaproveitando-os para novas receitas.

Existem algumas técnicas de congelamento de alimentos, como o Branqueamento de hortaliças e outros, mas neste artigo vou focar nas frutas. Se você quiser que eu cite sobre os demais alimentos, me deixe seu comentário aqui embaixo! Será um prazer formatar um novo artigo com esse tema.


Como congelar frutas

No caso das frutas, você pode congelar em pedaços manga, mamão, abacate, abacaxi, banana e morangos. O ideal é cortar os pedaços e colocá-los em uma forma aberta dentro do congelador; quando estiverem congelados, é só armazenar os pedaços em um saco plástico.

Como congelar banana e outras frutas no verão e evitar o desperdício

Para conservarmos corretamente as frutas que ficam maduras com o calor, temos que nos dedicar por alguns minutos em como podemos transformar bananas e outras frutas passadas em alimentos práticos, saborosos e perfeitos para várias receitas.

Importante lembrar que para alimentos aguados, àqueles que contém muita água, como melancia, melão, chuchu e pepino, este não congelam de forma adequada e não devem ir para o congelador.


Como congelar bananas e evitar o desperdício

Saiba como congelar bananas

 No caso da banana, o ideal é congelar quando ela estiver bem madura, em fatias e sem casca. A “Popsugar” detalhou bem bonitinho de como congelar as açucaradas e deliciosas bananas. Veja:

• Comece com bananas maduras e quase passadas, pois elas têm muito mais sabor;
• Descasque-as;
• Corte-as em pedaços pequenos, para facilitar o processamento no liquidificador;
• Organize-as, em uma única camada, em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao congelador (se você apenas jogar os pedaços em um recipiente, eles congelarão em um “tijolo” que precisará ser partido antes de ser usado);
• Depois de congelados, transfira os pedaços para saquinhos próprios para congelamento e retorne ao congelador. Você pode separá-los em saquinhos individuais que contêm pedaços de banana suficientes para uma receita.

Um congelador cheio de saquinhos de banana facilita a preparação de vitaminas, sorvetes (basta bater os pedaços congelados no liquidificador e acrescentar um ingrediente de sua preferência para dar sabor) ou qualquer outra receita com a fruta, que pode ser descongelada no micro-ondas. Aproveite!

Como conservar e fazer frutas congeladas

Como congelar o mamão

O mamão é composto de cerca de 80% de água, rico em potássio, vitamina C , vitamina A, perfeito para quem esta gripado ou resfriado, pois ajuda em uma recuperação mais rápida, e ainda é rica em fibras que ajuda a regular o intestino, o mamão é perfeito para consumir logo pela manhã pelo seu poder de ajudar na digestão de proteínas.

E por saber disso, eu adoro comer no café-da-manhã um mamão picadinho com granola ou farofinha de sementes de linhaça, mas nem sempre eu como a fruta inteira e aí, se estiver um dia quente, é certeiro que vou perder a outra metade do mamão porque ficará passado demais para o meu consumo, mesmo se eu deixar só um dia na geladeira.

Como manter o mamão congelado

Por isso que é muito bom saber como reaproveitar essa fruta tão maravilhosa para a nossa alimentação diária e conhecer um modo de fazê-lo durar mais tempo na geladeira.

Por ser uma fruta fibrosa e aquosa, ela é deliciosa mais fresquinha e surge a dúvida se tem como congelar o mamão, e se você não consumiu todo o mamão - como eu! - saiba que pode guardar ele no freezer por até 3 meses e usar para fazer vitaminas ou sucos.

E para fazer esse congelamento, é muito simples, descasque e corte o mamão em pedaços e embrulhe em plástico filme ou coloque dentro de saquinhos plásticos. Pode-se usar também potinhos, eu uso e deixo tudo organizado dentro do freezer.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre Embalagem de Alimentos confira este Reels (aqui) que fiz no meu Instagram @natimuslife

Porque é importante embalar os alimentos?

Confira o tempo e as melhores frutas para congelar e fazer sucos

É importante congelar frutas individualmente para depois misturá-las para fazer sucos no liquidificador. Confira por quanto tempo duram no congelador:
  • Abacaxi, banana e hortelã, (6 meses)
  • Morango com maracujá, (12 meses)
  • Uva verde com kiwi, (12 meses)
  • Melão com morango, (12 meses)
  • Banana com morango, (6 meses)
  • Melancia com gengibre. (12 meses)

Como é possível congelar as frutas
Use forminhas para congelar as frutas. Fica uma delícia!

Faz mal congelar frutas?

Essa foi uma das minhas perguntas quando fui a minha nutricionista, porque em dias muito quentes, no calor, eu perco muitas frutas, elas ficam passadas rapidamente na minha fruteira. Mas ela me respondeu que posso ficar tranquila em congelar os pedaços de frutas, porque não perdem seus nutrientes quando submetidos ao congelamento de forma correta.

E isso se estende ao congelamento também de verduras legumes. Ela me orientou que tudo o que dá cor ao alimento, os nutrientes, continuam lá. Bom né!

As frutas congeladas são ideias para fazer sucos.

Frutas congeladas são ótimas para fazer sucos.
Combine suas frutas congeladas fazendo sucos deliciosos!

Conheça 5 combinações de frutas com Banana para fazer sucos deliciosos

Suco de fruta faz bem pra saúde, isso nós já sabemos. Eles são fáceis de preparar, pois basta um pouquinho de criatividade e um liquidificador disponível.

Além disso, os sucos naturais devem substituir o consumo de bebidas artificiais, tais como os refrigerantes e as bebidas adoçadas. Mas que tal fazer uma combinação de sua BANANA congelada com outras frutas deliciosas e sair do sucão básico?

Sendo assim, se surpreenda com estas combinações de frutas com Banana para fazer sucos deliciosos.

1 - Açaí com banana e laranja
Bata 200 g de polpa de açaí congelada com 400 ml de suco de laranja e 2 bananas prata. Está pronto para ser tomado.

2 - Laranja com banana
Bata 1 copo de suco de laranja com 2 bananas.

3 - Maracujá com banana
Bata 1 banana nanica, 1 maracujá e 1 ½ copos de água. Coe. Use açúcar só se necessário. Sirva com gelo.

4 - Banana com gengibre
Bata 3 bananas e 1 colher de chá de gengibre ralado. Coe se necessário. Sirva com gelo.

5 - Morango com banana
Bata 2 bananas médias com 1 xícara (chá) de morangos picados e ½ copo de água. Coe e adoce se necessário. Sirva com gelo.

Você pode ainda fazer geladão e garantir uma graninha extra nesse verão, basta colocar o suco em saquinhos e congelá-los no freezer.

Como congelar frutas sem perder nutrientes?

Espalhe as frutas na bandeja em uma única camada e cubra com filme plástico, que será a bandeja de transferência para o congelador, e deixe congelar por várias horas ou até durante à noite. Remova a bandeja do freezer. Delicadamente, retire a fruta do papel-manteiga ou o filme plástico e transfira-a para sacos de congelação rotulados. Importante colocar a data, assim saberá até quando reutilizar para sucos ou receitas.
Como congelar bananas e outras frutas no verão
Congelar as frutas durante o verão é uma ótima opção para não sair da rotina alimentar saudável.


Eu adoro comer de comida de verdade e creio que você também! :) E com a correria do dia a dia, sei como é complicado comer de forma saudável, frutas frescas e tal, sendo muitas vezes um obstáculo manter a rotina alimentar com variadas frutas todos os dias.

Fiz este artigo pensando em facilitar e diversificar o consumo delas, dando opções de congelar as frutas para você poder inserir como prioridade em sua dieta diária. Assim você consegue manter sua alimentação saudável e evita o desperdício, o apodrecimento das frutas que fica maduras rapidamento no verão.

E aí, curtiu este conteúdo?

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para mim!

Um beijo!😘

✨Se esse artigo te ajudou, envie para alguém que poderá gostar e ✉ envie por e-mail para não perder essa dica de vista!✨⠀